liuguobin
A nave espacial tripulada da China Shenzhou VII, que realizará a primeira missão de passeio espacial do país, partiu às 21h10 de 25 de setembro de 2008. Esta é a terceira viagem espacial tripulada da China e a sétima missão da série Shenzhou.
» Vejas as fotos do lançamento, no Link:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3211614-EI301,00.html
» Vídeo: China lança 3ª missão tripulada
» A 1° caminhada espacial de astronauta chinês será sábado
» China lança nave que fará missão histórica
» China prepara 3º vôo tripulado
Depois de Yang Liwei conduzir o primeiro vôo tripulado da China ao espaço em 2003 e Fei Junlong e Nie Haisheng realizarem experimentos aeroespaciais em 2005, o trio de taikonautas Zhai Zhigang, Liu Boming e Jing Haipeng tem a missão histórica de realizar a primeira caminhada espacial da China.
Será a primeira vez que um chinês deixará sua pegada no espaço exterior, uma impressão invisível, que ficará na história chinesa.
O alcance de um sonho decide que tão longe se chega. A primeira nave espacial Shenzhou I da China partiu seis anos depois de se iniciar o programa espacial tripulado, em 1992.
Depois de todos esses avanços, a China enfrenta um novo desafio: uma caminhada espacial, historicamente importante para qualquer potência do mundo. Um passeio espacial bem sucedido é um marco no desenvolvimento espacial tripulado de qualquer país no mundo. Não só facilita a reparação e a manutenção da nave espacial em órbita exterior por parte de um astronauta fora da cápsula, mas também há possível a construção de uma estação espacial.
Devido ao fato de a caminhada espacial ser um desafio técnico e altamente perigoso, apenas os Estados Unidos e a Rússia posuem amplo conhecimento 43 anos depois de que o astronauta russo Aleksei Leonov conduziu a primeira caminhada espacial da humanidade, em 18 de março de 1965.
Apesar de ser tão árduo, como indicou o projetista em chefe do programa espacial tripulado da China, Zhou Jianping, a China tem o valor para enfrentar os desafios pois o país progride em seu caminho para o espaço.
Se a missão avançar sem problemas, se tentarão mais pesquisas, incluindo a ancoragem entre uma cápsula e um módulo espacial. Depois disso, um laboratório espacial que abrigaria seres humanos poderá ser possível em um curto período de tempo, e a construção de uma estação espacial permanente onde os astronautas se estabeleçam regularmente também está dentro das expectativas.
O progresso é sempre alimentado pelos sonhos. Desde a televisão e rádio para as casas até o GPS posicionado em táxis e em barcos pesqueiros, desde a previsão do tempo e Internet até o "arroz espacial" e os "vegetais espaciais", vivemos em uma era em que as tecnologias espaciais prevalecem em todas as partes de nossa vida diária.
O espaço exterior não só nos proporciona recursos, mas também expande nosso ambiente de vida e cria novos estilos de vida. A exploração humana ao espaço exterior, no entanto, apenas acaba de começar. Se tivermos êxito na missão da caminhada espacial, há numerosos segredos no espaço esperando para serem decifrados.
Temos toda a confiança de que a China é capaz de utilizar suas tecnologias espaciais e sua sabedoria para beneficiar a humanidade na exploração do espaço exterior.
Agência Xinhua
sábado, 27 de setembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)