domingo, 19 de julho de 2009

Nasa lança Endeavour com sucesso nos EUA



Michael Berrigan/Reuters
Endeavour deixou o Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), às 19h03 desta quarta-feira (15)

da Folha Online

A Nasa lançou o ônibus espacial Endeavour com sucesso, no começo da noite desta quarta-feira (15), em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). O lançamento ocorreu após cinco cancelamentos da missão, cujo destino é a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Na nave, há sete tripulantes que se unirão aos seis atuais ocupantes da estação, transformando esse encontro de 13 pessoas no mais movimentado na história da ISS.

A sexta tentativa de pôr a nave no espaço veio depois de três cancelamentos no sábado, no domingo e na segunda-feira devido a chuvas e tempestades elétricas na região.

Outras duas tentativas foram frustradas no mês passado, após a detecção de vazamentos de combustível no tanque externo da Endeavour.

Segundo fontes da agência espacial, não há problemas técnicos atualmente. As operações para abastecer o ônibus espacial começaram às 9h30.

Caso as más condições do tempo persistissem e a partida não fosse possível, a missão deveria ser cancelada até o final do mês, já que a ISS deve receber nos próximos dias uma nave russa não tripulada que levará alimentos, equipamentos e outros itens para os atuais seis ocupantes do complexo.

O objetivo principal da missão é completar a instalação do laboratório japonês Kibo em cinco caminhadas espaciais, durante as quais também instalarão uma plataforma para experimentos científicos na falta de gravidade do espaço. Ao todo, serão cinco caminhadas espaciais.

A nave também leva materiais de reposição para a estação, alimentos, água e oxigênio para os seis residentes permanentes, assim como baterias para seus painéis solares, que os astronautas devem instalar em duas das cinco caminhadas previstas.

A missão também deve trazer de volta para a Terra o astronauta japonês Koichi Wakata, que está há três meses no espaço. Ele será substituído na ISS pelo americano Tim Kopra.

Além de Kopra, completam a tripulação os especialistas Dave Wolf, Christopher Cassidy, Tom Marshburn e a astronauta canadense Julie Payette

O comandante da missão é Mark Polansky, um veterano de duas viagens espaciais, e o novato Doug Hurley pilotará a nave.

Nenhum comentário: