quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Será que há vida fora da Terra?

SUSPENSE DA NASA

Muitos esperam ansiosos por uma coletiva da Nasa hoje, sob a expectativa de que a agência espacial americana possa anunciar algo que ajude a responder uma das grandes perguntas da humanidade: há vida fora da Terra?

A Nasa, na realidade, só informou que fará o encontro para “discutir uma descoberta em astrobiologia com consequências para a pesquisa de provas da existência de vida extraterrestre”.

A partir daí, veio uma avalanche de especulações em diversos sites de notícias e blogs especializados em ciência ao redor do mundo. As manchetes iam de “Eles encontraram ETs?”, do britânico The Daily Mail até “Histeria astronômica: o anúncio da Nasa será sobre vida em outros planetas?”, da revista americana Time. O tom dos títulos variava, mas quase todos terminavam com um ponto de interrogação.

Destoando da maioria, um blog da Forbes informava: “Parem de enlouquecer: a Nasa encontrou algo a ver com astrobiologia. Isso não quer dizer alienígenas” – a astrobiologia é uma disciplina que estuda a vida no universo, incluindo sua origem e evolução, sua localização e as chances de ela se perpetuar.

Cogita-se que o anúncio seria sobre o planeta Marte, estudado desde 2004 pelo robô Rover. Outros especulam que seria a respeito de alguma lua de Saturno.

Versão do The Daily Telegraph é a mais forte

A versão que ganha mais força, no entanto, é de que a descoberta poderia provar a teoria de criaturas que existem em ambientes hostis que antes eram tidos como inabitáveis, como descreve o repórter de ciência do jornal britânico The Daily Telegraph, Richard Alleyne: “A vida como não a conhecemos poderia até sobreviver em planetas e se desenvolver chegando a criaturas inteligentes como nós, humanos se as condições ambientais melhorassem”.

Na coletiva marcada para hoje os pesquisadores devem revelar a descoberta de um micróbio que pode viver em um ambiente que antes se pensava ser muito venenoso para a sobrevivência de qualquer forma de vida, segundo o Telegraph.

A confirmação ou não de todas essas teorias virão na coletiva de hoje, que ocorre às 11h pelo horário de Brasília.

Ela pode ser conferida por quem quiser matar a charada pelo site http://www.nasa.gov

Nenhum comentário: