O cofundador da gigante da informática Microsoft, Paul Allen, anunciou, nesta semana, que está se unindo com o engenheiro e empresário Burt Rutan para desenvolver uma nave em forma de avião capaz de realizar voos tripulados e de carga ao espaço.
O objetivo do ambicioso projeto é criar uma maneira mais rápida e barata de acessar a órbita terrestre e, assim, iniciar a indústria do turismo espacial.
"Há muito tempo sonhava em dar o próximo passo nos voos espaciais privados após o êxito da SpaceShipOne - para oferecer um sistema de voo espacial orbital flexível", disse Allen em comunicado.
Allen e Rutan são os criadores da nave SpaceShipOne (SS1), primeiro avião espacial de uso privado e tripulado a alcançar o espaço.
O novo projeto está a cargo na nova companhia de Allen, a Stratolaunch Systems, e deve entrar em operação em 2015, com o primeiro lançamento previsto para 2016.
A aeronaves terá uma envergadura enorme de 117 metros e utilizará seis turbinas iguais as dos aviões 747 - o maior avião jamais construído - para carregar um foguete com uma cápsula espacial até a estratosfera.
Quando atingir a altura desejada, o foguete será desacoplado da aeronave e ligará os seus próprios propulsores a fim de atingir a órbita baixa da Terra.
Uma vez que o sistema de lançamento se mostrar seguro e confiável, muitos o
utros voos tripulados se seguiram pois, segundo Allen, trata-se de um processo que economiza gastos por não utilizar as grandes quantidades de combustível exigidas pelos foguetes tradicionais.
Fonte: EFE
O objetivo do ambicioso projeto é criar uma maneira mais rápida e barata de acessar a órbita terrestre e, assim, iniciar a indústria do turismo espacial.
"Há muito tempo sonhava em dar o próximo passo nos voos espaciais privados após o êxito da SpaceShipOne - para oferecer um sistema de voo espacial orbital flexível", disse Allen em comunicado.
Allen e Rutan são os criadores da nave SpaceShipOne (SS1), primeiro avião espacial de uso privado e tripulado a alcançar o espaço.
O novo projeto está a cargo na nova companhia de Allen, a Stratolaunch Systems, e deve entrar em operação em 2015, com o primeiro lançamento previsto para 2016.
A aeronaves terá uma envergadura enorme de 117 metros e utilizará seis turbinas iguais as dos aviões 747 - o maior avião jamais construído - para carregar um foguete com uma cápsula espacial até a estratosfera.
Quando atingir a altura desejada, o foguete será desacoplado da aeronave e ligará os seus próprios propulsores a fim de atingir a órbita baixa da Terra.
Uma vez que o sistema de lançamento se mostrar seguro e confiável, muitos o
utros voos tripulados se seguiram pois, segundo Allen, trata-se de um processo que economiza gastos por não utilizar as grandes quantidades de combustível exigidas pelos foguetes tradicionais.
Fonte: EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário