domingo, 8 de dezembro de 2019


BOA TARDE OUVINTES DA RADIO 

FM AMERICA  

BOA TARDE...FRAZÃO 

BOA TARDE WILIAM FRANCO

Entre os temas priorizaados por este PROGRAMA destacam-se os referentes à SAÚDE PÚBLICA. 

HOJE ABORDAREMOS UM DOS MAIORES PROBLEMAS DESTA NATUREZA, NO ÂMBITO DO PAÍS, DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL E DOS SEUS MUNICÍPIOS - O ACIDENTE DE TRÂNSITO E A SUA PREVENÇÃO.

 DURANTE OS 30 MINUTOS DESTE PROGRAMA, MORRERÃO, EM MÉDIA, DUAS OU TRÊS PESSOAS, NO BRASIL, VITIMADAS POR TAIS ACIDENTES, DE VEZ QUE  o Conselho Nacional de Medicina AFIRMA QUE.
 A CADA 1 HORA, 5 pessoas morrem no país, por esta causa, 


NO BRASIL  (QUINTO PAÍS NO RANKING DE AC IDENTES DE TRÂNSITO)  registrOU 37.345 mortes de trânsito em 2016 (último ano com dados disponíveis no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

ESTE  NUMERO É  CERCA DE 80 VEZES  VEZES TODAS AS MORTES
Brasileiras DURANTEE A Segunda Guerra Mundial, QUANDO 471 Brasileiros morreram: 450 praças, 13 oficiais e 8 pilotos, ALÉM DE  aproximadamente 12 mil feridos nos combates  

O número DE MORTES NO TRANSITO BRASILEIRO  É
14,8% menor EM 2016 do que o registrado em 2014, quando ocorreram 43.870 óbitos. 

Além das mortes, 600 mil pessoas ficam com sequelas permanentes todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito.

A meta do país, em 2020, é não ultrapassar o número de 19 mil vítimas fatais por ano.

MAS ESTA META ESTÁ LONGE DE SER ATINGIDA E NÃO O SERÁ, SE TAMBÉM VOCÊ QUE ESTÁ NOS OUVINDO, NÃO ENTRAR DE SOLA NESTA CAMPANHA 


No tocante a MS, de janeiro a junho de 2017, só em Campo Grande, foram 35 os casos de mortes no trânsito, o que aumentçu para 43 em 2018, segundo registrou o Bptran.


PORÉM, NO PRINEIRO SEMESTRE DESTE ANO, VOLTOU AO PATAMAR DE 2017.


A manter tal situação, chegaremos ao fim deste ano, contabilizando, 68 casos, ou seja um óbito a cada cinco a seis dias, na capital sul-mato-grossense.


INDAGA-SE: Seria menos violento que em CG o trânsito em Anastácio, Aquidauana, Miranda, Corumbá e outros MUNICÍPIOS DO ESTADO?

 

PRETENDEMOS buscar TAIS informações com O PROPÓSSITO de as transmitir aos nossos ouvintes, oportunamente.  



IGUALMENTE AOS DEMAIS ACIDENTES, OS DE TRÂNSITO SÃO, EM SUA MAIORIA, PREVÍSIVEIS, PREVENÍVEIS E EVITÁVEIS.

PORTANTO, UMA MAIOR E MELHOR APLICAÇÃO DE MEDIDAS EDUCATIVAS E COERCITIVAS PODERIA REDUZIR DRASTICAMENTE OS INACEITÁVESIS ÍNDICES ATUAIS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO, CUJA REDUÇÃO DE CUSTOS, PERMITIRIA CANALIZAR ENORME PARCELA DE DINHEIRO PARA A PREVENÇÃO DO SARAMPO, DE OUTRAS VIROSES OU PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE.

 

MAS, AO QUE PARECE AS PESSOAS PENSAM QUE OS ACIDENTES SÓ ACONTECEM OS COM OUTROS. 

 

DAÍ, NÃO PRATICAREM DIREÇÃO DEFENSIVA E, MUTAS VEZES, NÃO USAREM CINTO DE SEGURANÇA, O QUE É CAPAZ DE MINIMIZAR A GRAVIDADE  DE TRAUMAS E ATÉ EVITAR MORTES. 


COM A FINALIDADE SE ADOTAR  MEDIDAS PREVENTIVAS SE FAZ NECESSÁRIO CONHECER A EPIDEMILOGIA DO ACIDENTE DE TRÂNSITO, ISTO É, COMO ELE OCORRE, ONDE ELE OCORRE E PORQUE OCORRE.    



SUAS CAUSAS SÃO DECORRENTES DE CONDIÇÕES DO SER HUMANO E DO AMBENTE CIRCUNDANTE. 
COM REFERÊNCIA AO CONDUTOR DE VEÍCULOS, AS CAUSAS PODEM SER IMPUTADAS À SUA IMPERÍCIA, NEGLIGÊNCIA E IMPRUDÊNCIA E INCLUEM:  

EXCESSO DE VELOCIDADE, EMBRIAGUÊS, USO DE DROGAS ALUSSINÓGENAS, FADIGA, SONO  E DISTRAÇÕES, ENTRE ESTAS O USO DO CELULAR AO VOLANTE, INADEQUADA MANUTENÇÃO DO VEÍCULO, ULTRAPSSAGENS PROÍBIDAS OU PERIGOAS, NÃO MANTER ADEQUADA DISTÂNCIA DO VEÍCULO QUE TRAFEGA À FRENTE QUE DE VE SER DIRETAMENTE PROPORCIONAL À VELOCIDADE UTILIDADA, DESUSO DO CINTO DE SEGURANA E DA CADEIRINHA PARA CRIANÇAS INOBSERVÂNCIA DOS SINAIS DE TRÂNSITO, DESRESPEITO AOS PEDESTRES NAS RUAS DAS CIDADES, ALÉM DE MUITAS OUTRAS.
QUANTO A CONDUTA DO PEDESTRE, REFERE-SE À SOBRETUDO O DESRESPEITO À SINALIZALIZAÇÃO, NÃO USO DE PASSARELAS DAS ESTRADAS,  NEGLIGÊNCIAS E IMPRUDÊNCIAS QUE COLOCAM EM RISCO: SUA SEURANÇA, SUA INTEGRIDADE FÍSICA E A SUA PRÓPRIA VIDA.
NO QUE CONCERNE À INFLUÊNCIA DO AMBIENTE NA GÊNESE DO ACIDENTE DE TRÂNSITO, DESTACAM-SE: QUALIDADE DAS ESTRADAS, SEU ESTADO DE CONSERVAÇÃO E DE SINALIZAÇÃO, CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS ADVERSAS (CHUVA, VENTO, NEBLINA E FUMAÇA), ESCASSA VISIBILIDADE, PISTAS ESCORREGADIÇAS, ANIMAIS E PEDESTRES NAS PISTAS, DESEMPENHO E CONDUTA INADEQUADA DE OUTROS MOTORISTAS.
O USO DE CELULAR AO VOLANTE EQUIVALE AO ESTADO DE EMBRIAGUEZ, POIS IMPEDE DECISÕES IMEDIATAS QUANDO SURGEM SITUAÇÕES INESPERADAS E EMERGENCIAIS QUE EXIGIJAM DECISÕES RÁPIDAS, MAS TORNAM-SE INIBIDAS OU INADEQUADAS, POIS A MENTE ESTARIA FOCALIZADA EM SITUALÇOES QUE NÃO A DE DIREÇÃO, DAÍ SURGINDO REFLEXOS INADEQUADOS E CAPAZES DE PROVOCAREM UMA GAMA DE DIFERENTES MODALIDADES DE ACIDENTES DE TRÂNSITO.
POR TUDO ISTO. SE FAZ NECESSÁTIA AMPLA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO QUE PRECISA COMEÇAR DESDE A INFÂNCIA, JÁ QUE GRANDE PARTE DOS ATUAIS MOTORISTAS, SABE COMO DEVERIA DIRIGIR, MAS NÃO O FAZ.

DAÍ A GRANDE DOS PROFESSORES NESTA TAREFA.

É DE SE DESTACAR OS PAPÉIS EDUCATIV OS DAS POLÍCIAS RFODOVIÁRIAS, DAS POLÍLICIAS MILITAR E CIVIL E ENTIDADES DE CLASSE, MAS  É MISTER O ENGAJAMENTO DE TODA A SOCIEDADE, NO COMBATE  A ESTA ENDEMIA, QUE MUITAS VEZES EXTERFMINA FAM´LIAS INTGEIRAS COMO NO TEMPO DA PESTE BUBÔNICA.  

É ESTA A NOSSA MENSAGEM DE HOJE. 


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