Washington, 16 mai (Prensa Latina) Experientes da NASA indicaram que o ônibus espacial Endeavour se encontra pronto para sua decolagem desde Cabo Cañaveral, previsto para hoje em sua última missão espacial.
As condições climáticas são propícias, pelo que a descolagem terá lugar desde a plataforma 39A de o Centro Espacial Kennedy, assinalaram.
Programado inicialmente para o passado 29 de abril, o vôo foi suspendido por um defeito elétrico.
Milhares de pessoas mantêm-se no lugar para desfrutar da última decolagem da nave que se dirigirá para a Estação Espacial Internacional (EEI) levando o espectrómetro magnético Alpha 2 (AMS), um módulo experimental em física fundamental.
Com este instrumento busca-se pesquisar mistérios como a existência da antimatéria ou a natureza da matéria escura, invisível.
Seis astronautas -cinco estadunidenses e um italiano- participam na missão de 14 dias de duração. Este é a viagem 25 do Endeavour e o 36 de um ônibus espacial à EEI.
Para o próximo 28 de junho está previsto o último vôo de uma nave estadunidense, em este caso o Atlantis, que durante 30 anos, tem participado em múltiplas tarefas.
A partir de então, a Rússia será o país que transportará os astronautas ao laboratório espacial em órbita, até que uma nova nave de fatura norte-americana seja construída, algo que não será até o 2015.
aab/ocs/vm |
Nenhum comentário:
Postar um comentário