Data: 18/05/2011 - Horário: 23h00min
Nesta quarta-feira, finalmente a nave Endeavour, da NASA, atracou com a Estação Espacial Internacional (ISS). Esta missão, que é a última na carreira da Endeavour e a penúltima do programa de ônibus espaciais da agência espacial dos EUA, já havia sido adiada por diversas vezes.
A nave chegou à ISS levando um instrumento científico avançado que poderá responder a perguntas básicas sobre o nosso universo e, talvez lançar luz sobre a matéria escura e antimatéria no espaço.
Os astronautas do ônibus utilizaram o braço robótico da nave para levantar o equipamento do compartimento de carga da Endeavor e entregá-lo para Canadarm2, o braço robótico da ISS.
Os trajes espaciais que serão utilizados nas quatro caminhadas espaciais programadas durante a estadia da Endeavour também foram transferidos para a estação. Os astronautas da STS-134 se alternarão em equipes de duas pessoas nas excursões de cerca de 6,5 horas, para a instalação e manutenção dos equipamentos. Suprimentos de oxigênio e cargas diversas da Endeavour também foram transferidas para o laboratório orbital.
Durante o processo de acoplamento, um sistema avançado, denominado STORMM, coletou dados que poderão ajudar no acoplamento de futuras naves espaciais à estação. O equipamento será utilizado novamente durante o desencaixe e em teste de reencontros subsequentes.
Nesta quinta-feira (19/05), os astronautas finalmente deverão instalar na ISS o AMS (sigla que, em inglês, significa Espectrômetro Magnético Alfa-2), um avançado detector de partículas cósmicas que custou 2 bilhões de dólares e pesa quase 7 toneladas. Espera-se que automaticamente comece a enviar informações aos cientistas na Terra, enquanto durar sua vida útil na Estação Espacial Internacional.
Com informações da NASA
Nenhum comentário:
Postar um comentário